domingo, 12 de janeiro de 2014

ALTER DO CHÃO - PA

No meio do Pará há esse belo paraíso que parece mais uma praia, porém faz parte do Rio Tapajós. É um lugar com uma energia boa e pessoas interessantes.
Alter do Chão - Ilha do Amor
Para chegar nesse pequeno paraíso, você deve ir até Santarém e de lá pode pegar um ônibus de linha para a vila Alter do Chão. 
Esse foi mais um lugar que eu passei na viagem do Centro e Norte do Brasil em outubro de 2013. Eu estava vindo de Marabá e cheguei em Santarém a partir da Transamazônica, porém lá tem aeroporto e barcos vindos de Manaus e Belém. A viagem pela Transamazônica é bem "roots", um ônibus bem velho, estrada de terra em grande parte do trajeto e 30 horas de viagem, com parada para atravessar balsa e para limpar o banheiro do ônibus. A viação que te proporciona essa aventura é a Transbrasiliana.
Ônibus de Marabá para Transamazônica.
Em Alter do Chão há diversas opções de hospedagem e restaurantes. Eu fiquei num camping/redário em frente a um bar com parede de escalada, quem cuida de lá é o argentino Ariel. É uma ótima opção se você quiser economizar e lá sempre tem pessoas viajando nesse estilo. Nesse lugar vivenciei algo muito engraçado, em um churrasco que fizeram tinham umas 20 pessoas e eu era a única brasileira!!!
Camping

Lá há várias opções de passeios de barco, porém os preços não são muito baratos, ainda mais se você está sozinha! Por isso acabei visitando pontos em que eu podia ir andando, como a Ponta do Cururu, a Ilha do Amor, o morro da Piroca e algumas pequenas praias perto do centro da vila.

Mapa da região
A Ilha do Amor é o principal ponto turístico de Alter do Chão, para chegar lá basta atravessar o rio, pode ser de barquinho (tem que pagar) ou nadando. Lá tem várias tendas com comida e bebida, se você quiser ficar num lugar menos cheio, você pode andar para a direita ou para a esquerda (onde tem a trilha para subir o Morro da Piroca) até a Ponta do Cururu. 
Do Morro da Piroca você tem uma visão de 360º do Rio e suas ilhas. 
Visão do Morro da Piroca
Na Ponta do Cururu vale a pena ver o por do sol, e se der sorte, pode ver alguns botos. Lá é possível acampar também.
Por do sol da Ponta do Cururu
A noite sempre tem atrações culturais pela vila, não deixe de ver e dançar Carimbó, ritmo tradicional do Norte.
Lá sempre tem feirinhas na praça principal, com comidas típicas, eu recomendo provar o biscoito de castanha do Pará.
Na vila vale a pena ver o por do sol do lugar que chegam os barcos maiores.
Por do sol da Vila
Outro lugar interessante que conheci chama Caminho das Pedras, lá você irá aprender sobre permacultura e agroecologia, é possível se hospedar lá. Fica na estrada voltando para Santarém, não muito longe da vila.
Outra coisa muito importante desse local é a data de visitá-lo, tendo em vista que na época de chuva o Rio fica cheio e não forma essas praias e ilhas.
Foram 10 dias de muita tranquilidade, novos amigos, belas paisagens e bons momentos.
Amizades de Alter do Chão
De lá segui para Manaus de barco pelo rio Amazonas, dormindo em rede, 1 dia e meio de viagem. 
Barco para Manaus

Um comentário:

  1. Ola, to pensando em ir a Alter agora em janeiro e procurando sobre hospedagem achei legal esse lance de camping/redario. Gostaria de saber detalhes do tipo, tem algum lugar seguro para guardar a bagagem? Quanto foi? Precisa de reserva? Alem disso pode me informar se existe navio que parte de Santarem para Belem ou teria que esperar um que venha de Manaus? Se houver pode me informar o nome da empresa, navio e periodicidade?
    Sou Grato desde ja.
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir