quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

VALE DO CATIMBAU - PE

No meio do sertão pernambucano se esconde esse belo vale, que lembra muito as famosas Chapadas do Brasil. Mais um destino que conheci no mochilão do Nordeste que fiz em junho de 2013.
Vale do Catimbau

Eu cheguei lá a partir de Arcoverde, onde peguei uma van para Buíque e depois outra van para o Vale do Catimbau. Chegando lá você pode pegar um guia nas ruas ou na Associação dos Guias, porém na Associação eles cobram o singelo preço de R$100 reais por dia, como eu estava sozinha tive que recusar. Por sorte apareceu um moço que fez um preço muito mais barato e ainda oferecia a moto dele para nos levar nos lugares. 
Os atrativos não ficam muito perto da vila e não possui indicações ou placas. No geral são pedras com formas interessantes, pinturas rupestres e um Vale em forma de meia Lua.
Conhecemos os seguintes locais, no mesmo dia:

Trilha Umburamas

Essa trilha possui diversas rochas com formas variadas, como a bruxa, o ansião e o coração.
Bruxa
Ansião
Coração

Igrejinha

Esse nome é dado a famosa pedra furada que tem no Vale. De lá é possível ver como a região é um grande sertão.
Igrejinha
Sertão

Homens sem cabeças

Essa trilha leva até a famosa pintura rupestre, que retrata uma luta entre 2 tribos, é possível observar que os homens estão sem cabeça e são bem dotados!
Pintura Rupestre
Luta dos homens sem cabeça

Chapadão

Essa trilha leva para um mirante do Vale em meia lua. É bem bonito e ótimo para ficar um tempo parado lá, só observando e meditando.
Vale em meia Lua
Vale do Catimbau

Canion

Essa trilha vai levar para uma outra visão do Vale. A foto é a do começo do post.


Muitas pessoas acreditam que lá tem energias sobrenaturais, portais, entre outras coisas. Existem guias especializados para isso, como o João, que foi o que me guiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário