quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CANION DO XINGÓ - SE/AL

Esse belo canion fica no Rio São Francisco na divisa de Sergipe com Alagoas. É um belo lugar, porém com alguns pontos negativos para o meu gosto (irei falar abaixo).
Canion do Xingó

Estive lá no meu mochilão pelo nordeste, em junho de 2013.
Como fica na divisa de 2 estados, lá possui 2 cidades principais: Canindé (SE) e Piranhas (AL). Fui de Van da Coopertalse de Aracaju para Canindé. 
Mapa do Rio São Francisco
Rio São Francisco - Piranhas, AL
Fiquei hospedada numa pousada bem baratinha em Canindé, se chamava Por do Sol. Em Canindé não tem muitas coisas para fazer na cidade, diferente de Piranhas, que é uma cidade mais histórica, com museu do Cangaço, pousadinhas mais charmosas, vida noturna cultural etc. Piranhas foi importante palco das lutas cangaceiras e foi onde Lampião foi morto! Vale a pena conhecer o Museu e assim saber um pouco mais desse importante momento da história nordestina.
Museu do Cangaço
Rio São Francisco

Catamarã
Para fazer o passeio para o Canion, você deve ligar para o Restaurante Karrancas e conferir os horários de visita, costumam ter 2, um de manhã e outro a tarde. O passeio dura 3h e é feito num Catamarã com uma "bela" seleção de músicas em alto som. Não é um passeio muito barato, custou R$ 70,00. E esses são os lados ruins que eu comentei acima, pelo que eu percebi, essa é a única forma de visitar esse belo lugar, com tempo limitado e pagando. Mas como já estava lá acabei indo. O lugar não perde sua beleza por esses fatores!

Demora 1h para chegar no ponto de parada, lá tem uma "estrutura", com piscina demarcada para nadar, lanchonete e passeios de barco para encostar a mão nas paredes do Canion. Você tem 1h para desfrutar disso tudo. É muito "turístico" pro meu gosto! Minha dica é: esperar todo mundo ir nos barquinhos "encostar nas paredes" e quando faltar 5 minutos para o Catamarã voltar, ai sim você faz o passeio do barquinho, eu fiz isso e valeu muito a pena, deu para conversar com o moço que remava e ficar mais tempo do que o normal.


 E não podia faltar uma imagem do São Francisco no lugar!  
São Francisco
Sintonia com o Velho Chico
Por do Sol no São Francisco
Depois é mais 1h de volta até o Restaurante Karrancas, isso já era quase fim da tarde. Eu podia ter pego carona com os carros, porém escolhi ver o por do sol com o Velho Chico e depois voltei de mototaxi. Um dos melhores momentos que tive nesse mochilão do Nordeste.


Mesmo tendo esses pequenos pontos negativos que listei, valeu a pena e me rendeu 2 bons amigos, alem do belo por do sol!
Afranio (MG) e Boni (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário