quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SÃO JOÃO EM ARCOVERDE - PE

Melhor escolha feita para conhecer um verdadeiro São João, numa cidade em que eu tinha muita curiosidade de conhecer, por ser onde o Samba de Coco nasceu!
São João em Arcoverde

Um dos principais motivos de ter escolhido fazer o meu Mochilão pelo nordeste em junho, foi o fato de ser época de São João, e eu como uma boa brasileira, queria ver como era essa festa de verdade!
Decoração
Entre tantos lugares que eu podia ter escolhido, como Caruaru ou Campina Grande, acabei passando em Arcoverde, no meio do sertão pernambucano. E não podia ter passado em lugar melhor, como já deu para perceber não gosto muito de lugares mega turísticos e lá era cheio na medida certa, preservando ainda a cultura local. 
Samba de Coco Irmãs Lopes
O São João começou dia 20 de junho e foi até dia 29, a cidade possuía 7 palcos: da Poesia, Multimusical, Raízes do Coco, Forró Gospel, Forró Pé de Serra, das Artes e o Multicultural. Tinha atrações para todos os gostos, como já deu para perceber nos nomes. 
E para ver que não era tão pequena a festa, teve atrações como Elba Ramalho, Chambinho, Gaby Amarantos, Margareth Menezes, Cesar Menotti & Fabiano, Alceu Valença, Victor & Léo e Lirinha.
Decoração na cidade
Passei os 5 primeiros dias de São João lá. E me diverti demais, dancei coco até morrer, ri demais, vi quadrilhas da 3ª Idade e de Pernas de Pau, vi Reisado, dancei Forró Pé de Serra, participei de Maracatu e dança do Boi, fiz grandes amigos e, o principal, conheci a terra do Samba de Coco, que era um dos meus desejos (para quem não sabe o que é, estou explicando no fim do post).
Maracatu
Quadrilha dos Pernas de Pau 
Quadrilha da 3ª Idade
Samba de Coco da Malhada

E lá que comecei a aprender a viajar de forma mais barata ainda, com os amigos que conheci lá. Passei da Pousada para a barraca na antiga estação de Trem, comecei a reaproveitar comida de feira, entre outras coisas, que serão faladas num post próprio sobre como economizar nas viagens e na vida.

O mais legal do São João lá, eram as atrações feitas por pessoas na rua de forma independente, como esses bonecos de madeira, que foram motivos de muitas risadas pra mim.
Bonecos de madeira
Nega maluca
E não menos importante, pude aproveitar de algumas das comidas típicas dessa época (as que eram lacto-vegetarianas), como curau, pamonha, munguza, milho assado, bolo de mandioca e canjica!
Se eu pudesse passaria todos os São João lá! Vale a pena mesmo!
Amigos e Zé, nos fez rir a noite inteira com suas piadas

Agora, sobre o Samba de Coco, é um ritmo com traços indígenas e influencias africanas, usados nos quilombos no ritual de quebra do coco. Os principais grupos de Arcoverde são: Raízes de Arcoverde, Trupe Arcoverde, Irmãs Lopes e Malhada (grupo de crianças). Abaixo segue as musicas do Raizes de Arcoverde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário