segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

CANIONS DO SUL - SC/RS

Um lugar não muito conhecido pelos brasileiros que não são do Sul, porém um dos mais impressionantes que já visitei. 
Canion Fortaleza


É dividido em 2 Parques Nacionais, da Serra Geral e de Aparados da Serra. 

As principais cidades para se hospedar são: Praia Grande em SC (parte abaixo do canion) e Cambará do Sul no RS (parte de cima do canion).
Mapa simplificado da localização dos Canions

Fui com mais 4 amigos no carnaval de 2013 e ficamos no Hostel em Praia Grande, preço bem em conta e com donos que são ótimas pessoas, o filho deles é guia e cobra mais barato para quem se hospeda lá. É possível ficar em quartos ou acampar, do camping é possível ver o Canion Malacara, belíssima visão.

Hostel Nativos dos Canyons - Praia Grande, SC

Atrativos

Os atrativos não são tantos quanto nas Chapadas, sendo possível conhecer em alguns dias os principais pontos turísticos. Estava de carro nessa viagem, mas pelo que eu percebi não é muito fácil conhecer lá se não tiver um veículo. A maioria dos lugares é necessário pagar para entrar. Aqui estão os que eu conheci, lógico que tem mais coisas para visitar lá.
  • Cascata dos Venâncios - não precisa de guia, porém precisa de veiculo. Possui 2 saltos, o salto 1 tem um poço muito gostoso para nadar.
Salto 1 e Salto 2 - Cascata dos Venancios, RS
Canion Itaimbezinho
  • Canion Itaimbezinho - principal atração do Parque Aparados da Serra, seu acesso é fácil e possui 2 trilhas na parte superior, a do Vértice e a do Cotovelo, ambas de nível fácil, com lugar delimitado para caminhar e mirantes de madeira. É lindo mesmo, porém senti falta de um "Q" de aventura. A trilha do Cotovelo possui visão para a trilha do Rio do Boi. A trilha do Vértice possui visão para as cachoeiras das Andorinhas e Véu da Noiva.
Canion Itaimbezinho - Vista do Cotovelo
Canion Itaimbezinho - Cachoeiras vistas do Vértice






  • Canion Fortaleza - localizado no Parque Serra Geral, para mim é mais belo e grandioso que o Itaimbezinho, não possui trilhas delimitadas e nem mirantes construídos, preservando sua beleza natural. É uma das visões mais belas que tive em minha vida, você olha para os paredões e vê dezenas de cachoeiras para todo o canto.
Canion Fortaleza
Trilha do Rio do Boi
  • Trilha do Rio do Boi - é uma trilha por dentro do canion Itaimbezinho com nível de dificuldade médio a díficil, caminhada durante o dia inteiro, atravessando várias vezes o rio com pedras. Mas vale muito a pena, a sensação de estar no meio dos paredões do canion é incrível. O acesso para a trilha é feito por Praia Grande e é necessário estar com guia. Durante a trilha é possível tomar banho em várias cachoeiras.
Trilha do Rio do Boi - Canion Itaimbezinho

  •  Canion do Malacara - conheci muito pouco desse canion, fiz uma pequena trilha na parte de baixo dele que começava em Praia Grande.
Canion Malacara visto de baixo

Outras informações

Na região possui diversos lugares com café da manhã colonial, vale a pena experimentar, nessa época eu ainda era ovo-lacto vegetariana, deu para aproveitar muito dos bolos e pães de queijo.

Café colonial
O símbolo da região é a araucária.
Araucária
Nas estradas é possível ver Graxains, parece um cachorro.
Graxaim
Já li em alguns sites que tem épocas melhores para visitar lá, devido a visibilidade dos Canions, por isso, antes de ir para lá, se informe como vai ser o clima.

Para saber mais sobre a geologia da região, achei esse link que me pareceu interessante:




Nenhum comentário:

Postar um comentário