quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ALCANTARA - MA

Lugar encantador pertinho de São Luís, perfeito para fugir da cidade grande.
Alcântara


Fui para Alcântara em julho de 2013, logo depois de aproveitar os dias de festa do Bumba-meu-Boi em São Luís. Foi perfeito para poder descansar e estar em contato com a natureza. Para chegar lá é possível pegar um barco que sai do centro de São Luís e demora 1h e pouco.

Lá há uma pequena vila com muita história para contar. Possui muitas ruínas do séc XVII.
Centro de Alcântara
Ruínas em Alcântara
Alcântara
Alem das ruínas, há praias e rios. Fui na Praia da Itatinga, precisa atravessar um rio (Rio Puca) e depois caminhar um pouco. A parte ruim da praia é que ela tem vista para São Luís, sem contar que ficam alguns navios relativamente perto.
Rio Puca
Praia da Itatinga
Vista de cima da Praia de Itatinga
Lá fiquei acampada no Restaurante do Claudio, vale a pena passar lá, fica ao lado da praça central. Ele foi mais uma dessas pessoas boas que aparecem no caminho.
Amigo Claudio
Lá perto há várias comunidades quilombolas. Passei 2 dias na de Itamatatiua. Para chegar lá tem um ônibus que demora ~1h30 de Alcântara. A atividade principal desse quilombo é a cerâmica. Eles tem um centro de produção. A líder da comunidade é a Dona Neide. Ela possui uma pequena pousada com restaurante também. A argila para fazer a cerâmica vem da região mesmo. Lá eles tem algumas festas tradicionais com tambor de crioula, infelizmente não estava na época.
Centro de Produção
Irma da Dona Neide produzindo
Cerâmica de Itamatatiua
Quando conheci a Dona Neide, vi que tinha um pé de jaca na casa dela, comentei sobre o Palmito de Jaca feito na Chapada Diamantina. Ela prontamente ficou super interessada em aprender a fazer e eu fiquei super feliz de poder ensinar algo para ela. Fizemos e foi um sucesso, ela fez várias pessoas da comunidade provarem, sem falar que era jaca, teve gente que falou que era frango, siri e por ai foi!
Dona Neide e o Palmito de Jaca
É um lugar bem simples, porém muito rico culturalmente, vale a pena conhecer!
De lá peguei uma van para Cujube, onde tem um ferry boat até São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário