quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

LENÇOIS MARANHENSES - MA

Mais um lugar que merece entrar na minha lista de favoritos do Brasil. Paisagem muito impressionante e única!
Lençóis Maranhenses


Os Lençóis fazem parte de um Parque Nacional, segue o site abaixo.
Para conhece-lo, eu cheguei em Barreirinhas, cidade principal do Parque. A cidade oferece muitos lugares para se hospedar, restaurantes, vida noturna e agencias de turismo. As agencias vendem passeios para as lagoas com tempo determinado para ficar nos locais e por preços não muito baratos (para brasileiros). Como eu não gosto muito desse esquema de agências fiz um caminho alternativo, que descrevo abaixo.
Barreirinhas
Nascer do Sol em Barreirinhas
 De Barreirinhas você pode pegar um carro (lá eles chamam de Toyota) para Atins por ~15 reais. No caminho tem um rio para atravessar e já começa a pegar umas dunas. Atins fica na ponta leste do Parque Nacional. É uma pequena vila, bem aconchegante. Lá tem pousadas e restaurantes. Fiquei no camping da Tanessa, que era a opção mais barata.
Camping da Tanessa em Atins
Lá tem uma bela praia, com água morna e bem tranquila. Foi uma das praias que mais gostei no Brasil.
Praia em Atins
Começo da caminhada
Agora vamos ao que interessa...as dunas! Da vila você pode ir caminhando até as dunas, sem guia, sem pagar, podendo ficar o tempo que quiser e parando onde preferir para nadar! A caminhada é longa, pois as lagoas mais bonitas ficam mais longe. Se prepare para ficar o dia inteiro fora sem direito a sombra. No caminho tem o Canto dos Atins, lugar com 2 casas que funcionam como restaurante.
Mar de areia
A caminhada é incrível, andar num mar de areia com lagoas de diversas cores (marrom, verde, azul). Por isso tudo, esse lugar está entre os meus favoritos. 
Para você não se perder nas dunas é muito fácil (pelo menos nesse trajeto que fiz), de um lado você irá ver o oceano no horizonte e do outro lado terão dunas com um pouco de vegetação rasteira.
Lençóis
Lagoa
Por do Sol nos Lençóis
Antes de você ir, confira se é época de chuva ou se teve chuvas recentes, pois isso que irá determinar a quantidade de lagoas e o nível de água delas.
Para voltar para Barreirinhas peguei um barco, que vai pelo Rio Preguiças e demora ~4h.
Rio Preguiças



Nenhum comentário:

Postar um comentário