quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

LITORAL ALAGOAS

Para mim este é o estado com o melhor conjunto de praias que já fui, cada uma com um encanto diferente da outra. Esse roteiro também fez parte do meu mochilão para o Nordeste de junho de 2013.
Praias que eu visitei em Alagoas

Fiquei 4 dias conhecendo o litoral de Alagoas, foi bem corrido, mas deu para ter uma noção geral. Fiz todo esse trajeto com transporte público local, existem muitas vans e ônibus em diversos horários e não muito caros.

Penedo e Piaçabuçu

Esculturas - Timaia - Penedo
Comecei por Penedo e Piaçabuçu. Penedo é uma cidade bem histórica, com prédios antigos e muitos artesões, como o Sr. Timaia e seu filho Newfrancis.
Penedo
 Em Piaçabuçu há o encontro do Rio São Francisco com o Mar, mais um lugar que entra no meu "top-10" de belezas naturais do Brasil. Para ir até a Foz é necessário contratar um barco, quanto mais pessoas, mais barato fica o passeio.
Piaçabuçu
O passeio pelo Rio é muito gostoso e tranquilo, chega próximo a Foz, onde tem uma praia com dunas de pequeno porte e bem deserta. 
Rio São Francisco em Piaçabuçu
Praia da Foz do Rio São Francisco
Na volta o barco deu alguns problemas e demorou mais do que o normal, o que possibilitou assistir todo o por do sol e anoitecer no Velho Chico.
Por do Sol no Velho Chico
 Em Piaçabuçu fiquei na pousada Portal (R$20,00).

Jequiá da Praia

Jequiá da Praia
Sai de Piaçabuçu para Jequiá da Praia, a Van deixa na estrada e é necessário andar 20min até a praia. Esta é uma praia deserta, com mar agitado e lindas falésias. Foi a primeira vez que vi falésias desse tamanho em uma praia, é uma das minha favoritas desse roteiro. Não tem nenhuma estrutura de restaurantes e lojas nessa praia.
Chegada em Jequiá

Falésias - Jequiá da Praia

 Praia do Gunga

Essa é uma praia mais movimentada e elitizada. Tem um belo mirante e água bem calma, parece uma piscina. Tem passeios de Buggy e muitas opções de restaurante e lojas. De lá é possível atravessar em lancha para a Barra do São Miguel.
Praia do Gunga

Barra do São Miguel

Fiquei muito pouco nessa praia, e o tempo estava começando a fechar, mas pareceu menos cheia que a do Gunga. Lá tem muitos condomínios e prédios.
Barra do São Miguel

Praia do Frances

Da Barra do São Miguel peguei um ônibus para a Praia do Francês. É uma praia bem movimentada, com restaurantes e muitas pessoas. A água é bem calma e também parece uma piscina, muito boa para tomar banho. Achei essa praia mais bonita que a do Gunga.
Praia do Frances

Maceió

Peguei um ônibus que me levou para Maceió, no ônibus fiz um grande amigo, que me acompanhou numa caminhada pela cidade, mas confesso que não conheci quase nada lá, estava evitando cidades maiores. Visitei a feira de artesanatos e a praia de Jacarecica. 
Feira de artesanato em Maceió
Jacarecica

 Paripueira

Fiz uma rápida parada nessa praia para trocar de ônibus. Me pareceu bem bonita e com um mar incrivelmente verde.
Paraipueira

Barra de Sto Antonio e Carro Quebrado

Para ir para a praia do Carro Quebrado é necessário pegar um Buggy na Barra de Sto Antonio. Carro Quebrado possui belas falésias também, além de argilas coloridas que podem ser utilizadas para fazer aquelas garrafinhas de vidro com desenhos ou para se pintar. Procure o Ed Buggy, ótima pessoa, ficou super preocupado de eu estar sozinha!

Barra de Sto Antonio
Ed
Praia do Carro Quebrado

Camaragibe

Morro do Camarajibe
Essa foi outra caminhada que ficou entre as mais belas que já fiz. Andei da Praia do Carro Quebrado até a Barra de Camaragibe, no meio passa pela praia do Gamela e pelo Morro do Camaragibe. É possível ver na costa um paredão de calcário. O mar é bem calmo e em algumas partes parece um espelho, simplesmente lindo. Quando cheguei no Rio Camaragibe peguei uma carona numa jangada de pescadores até a estrada que ia para a próxima praia (Porto de Pedras). É uma caminhada bem deserta, encontrei apenas 2 pescadores no caminho.
Praia do Gamela
Rio Camaragibe - carona na jangada

 Japaratinga e Maragogi

Para chegar em Japaratinga peguei uma balsa em Porto de Pedras e depois um mototaxi. Fiquei na Pousada dos Mares. Japaratinga é a praia antes de Maragogi, que é bem mais famosa. Fui nas duas e na minha opinião são bem parecidas, com uma diferença, Japaratinga é bem mais barata, tanto na hospedagem quanto nos passeios. Ambas fazem parte da "Costa dos Corais", é o mesmo mar com a mesma fauna e flora. Maragogi tem mais opções de restaurantes e hospedagem.
O mar de ambas as praias é lindo, super verde, transparente e com água morna. Vale a pena fazer o passeio para flutuação ou mergulho. Tem que ficar atento para ver o horário que a maré estará baixa, formando assim as piscinas. 
Japaratinga
Flutuação nas piscinas de Japaratinga
Maragogi

E assim terminou minha passagem por Alagoas.
Tem muitas praias além dessas, cada uma com um atrativo diferente. Se der vá com um carro, acredito que em 1 semana dê para conhecer todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário