quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MANAUS - AM

No coração da Amazônia fica esta grande cidade, que para muitos é hostil, porém me encantou com sua diversidade.
Jardim Botânico Adolpho Ducke
Passei 4 dias em novembro de 2013 nessa capital, durante minha viagem para o Centro e Norte do Brasil. Antes de chegar lá, os outros viajantes que encontrei no caminho me falaram coisas não muito boas sobre Manaus, o que me deixou com um pé atrás.
Cheguei em Manaus de barco, vindo de Santarém (Pará), num domingo de manhã. O Porto é bem sujo e mal cuidado, de lá você já sai no Centro, que também não é muito bonito. Mas como era domingo cedo, tinha uma feirinha bem bacana lá, com comida típica e muito artesanato, fui logo encarando um açai com farinha de tapioca e depois que encontrei meu amigo, uma tapioca de tucuman (vale a pena provar!!!).
Rio Solimões
A cidade oferece bastante opção de hospedagem, ficamos no Hotel 10 de Julho, perto do Teatro, ótima opção e a mais barata da região, a não ser que você queira ficar em um "hotel" em que a polícia pode aparecer a qualquer hora fazendo ronda nos quartos (foi assim que a recepcionista me falou, ri demais, porque realmente tinham uns muquifos nesse estilo perto do Porto).
Quanto aos atrativos, irão ter várias agências que oferecem incríveis passeios para você conhecer a floresta, sentir "ar puro" e coisas do tipo, e tudo isso por preços beeeem caros, afinal é para extrangeiros. Como já trabalhei no Pará, onde fiz vários campos na floresta, deixei essa opção de lado. Mas se você não conhece a floresta, fica a minha dica, vá ao Jardim Botânico Adolpho Ducke, que fica um pouco afastado do centro, porém possui trilhas guiadas numa grande área de reserva, lá você irá sentir como é a Floresta Amazônica, e o melhor, sem ter que pagar nada!
Uma das gigantes árvores do Jardim Botânico
Você também pode ir no INPA, que não é tão afastado, e possui trilha no meio de uma pequena mata, com museus sobre as plantas do Norte, animais para você olhar, enfim, um local bem agradável para se fugir do caos de uma capital. E lá possui a maior folha dicotiledonia registrada na Floresta Amazonica brasileira (a foto está tremida, mas é para vocês terem uma noção do tamanho da folha).
Maior folha da Amazonia brasileira
Também visitamos o Museu do Homem do Norte, lá você irá ver sobre as diversas populações que habitam essa região, seus costumes, suas histórias, é bem interessante.
Outro passeio que as agências oferecem é para o Encontro dos Rios (Negro e Solimões), porém se você não quiser pagar tão caro para ir a esse local, você pode pegar um ônibus de linha e chegar até o porto perto do CEASA, e de lá há barcos que fazem esse passeio cobrando muito mais barato. É bem interessante ver o encontro desses 2 rios, pois cada um tem suas características, o Rio Negro é mais escuro e quente, enquanto o Solimões é mais barrento e frio.
Encontro dos Rios Negro e Solimões
Praia da Lua
Ainda na parte de natureza, você pode visitar a praia da Lua, é uma "praia" no Rio Negro, no caminho para o Museu do Seringal, outro ponto que vale a pena ser visitado. Para chegar nesses 2 lugares você também pode pegar um onibus de linha e ir até a Ponta Negra, de lá há diversos barcos de nativos por preços bem baratinhos, pois é o barco que leva as pessoas para as diversas comunidades ao longo desse Rio.
A praia da Lua possui alguns quiosques com comida e bebidas e o Rio possui água bem quentinha e calma.
Barco
O Museu do Seringal é uma montagem/cenário de como era o dia-a-dia dessa época tão injusta da história brasileira. Eu que não era muito chegada em história na época da escola, aprendi muitas coisas com essa rápida visita. Precisa pagar uma pequena taxa para conhecer.
Casa dos coronéis em estilo europeu
Processo de fazer a borracha
Esta banheira só era utilizada com água vinda da Europa
Extração do latex
Borracha pronta para ser exportada
E por último o local mais famoso de Manaus e que deve ser conhecido, o Teatro. Tivemos sorte de pegar uma apresentação musical bem quando chegamos, e o ingresso era um livro. Ele é muito lindo, tanto por fora como por dentro, porém esconde a triste realidade da época em que foi construído, com o dinheiro da borracha, uma farsa no meio de tanta injustiça.
Na praça em frente ao Teatro é onde ocorre grande parte da vida cultural de Manaus, sempre tem turistas, apresentações diversas, como de carimbó, é um bom lugar para relaxar.
Teatro
Nosso meio de transporte para todos esses lugares foram ônibus de linha, na minha opinião eles funcionam muito bem, são frequentes e te levam a todos os lugares.
No geral Manaus é como qualquer outra capital do Brasil, possui trânsito, caos, poluição, crescimento desigual, pobreza, porém em meio a tudo isso, você consegue ver a natureza, como nos locais que citei, consegue ver a cultura tradicional do Norte (seja no açai, no carimbó, nos rostos com traços de índios) e tudo isso com pessoas muito simpáticas. É uma cidade que me encantou de certa maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário