sábado, 11 de janeiro de 2014

JALAPÃO - TO


Para quem acha que precisa de um 4x4 e muito dinheiro para conhecer esse belo local com atrações únicas, está enganado! 

Duna e Serra do Espirito Santo ao fundo

Estive no Jalapão em outubro de 2013 com uma amiga, da forma mais inusitada, que vale a pena ser contada. Esse foi mais um dos lugares que conheci na viagem do Centro e Norte do Brasil.
Primeiro estavamos sem carro e o mais comum é ir através de Palmas para lá. Nós fomos de carona em caminhão (aquelas carretas duplas gigantes) pela parte da Bahia, no meio da plantação de soja, com ajuda de uma outra carona de carro com um agrônomo e depois um Troller de uma agência turística. Não gastamos praticamente nada de dinheiro durante o tempo que ficamos lá, lógico que isso só foi possível porque apareceram muitas pessoas bondosas em nosso caminho, que nos deram caronas, hospedagem e comida.
Carona no Troller
O Jalapão possui diversas atrações, sendo que a maioria precisa pagar para visitar. Os acessos lá são só por estradas de terra e as coisas não são muito perto uma das outras, por isso a necessidade de um veículo 4x4. 
Carona na caçamba

Site com informações do Jalapão:
Lá possui 2 cidades principais, Mateiros e São Félix do Tocantins. Nós conhecemos a parte de Mateiros. Em Mateiros conheça a Dona Rosa, ela possui um restaurante e é uma das pessoas mais alegres que já conheci, sempre está de bom humor e pronta para ajudar!
Restaurante da Dona Rosa

Fervedouros


Principal atrativo do Jalapão, por ser algo único dessa região. É muito raro achar isso em outros lugares. Os fervedouros nada mais são do que nascentes, que formam piscinas com areia branca e fina, onde você não afunda. A sensação é única e indescritível, só estando lá para saber. Possuem diversos fervedouros na região, alguns mais rasos, outros maiores e todos sempre no meio de bananeiras. Visitamos 3, o dos Buritis, da Mumbuca e um outro que não lembro o nome, mas era próximo a Cachoeira da Formiga. Todos cobram entrada.
Fervedouro dos Buritis
Fervedouro da Mumbuca
Fervedouro da Formiga

Cachoeira do Formiga

É uma pequena cachoeira, porém com uma água transparente e verde. Tem que pagar para entrar.
Cachoeira do Formiga

Dunas e Serra do Espirito Santo

Serra do Espirito Santo
Esse é mais um lugar único do Jalapão, no meio do cerrado há uma serra, em um dos lados ela está sendo erodida, formando algo que lembra uma falésia e na sua frente forma-se uma bela duna. De lá é possível ver um por do sol muito lindo.
Duna
Por do sol na Duna



Mumbuca

Mumbuca é um pequeno povoado próximo a Cachoeira do Formiga.
Em termos de natureza, há um fervedouro e o encontro dos Rios, são rios de cores e temperatura diferentes.
Encontro dos Rios
Porém a principal atração dessa vila, é o artesanato com capim dourado. Para quem não sabe o capim dourado é um tipo de sempre-viva, aquela florzinha que nunca murcha. 
Artesanato de Capim Dourado
Josi - artesã
Fiquei 4 dias lá, na casa das artesãs, que viraram irmãs para mim. Elas me ensinaram como colher o capim dourado e como se faz artesanato dele. Quando planejei que iria passar no Jalapão, vi que seria época de colheita do capim dourado (20 de set a 20 de nov), isso é algo muito importante para eles, pois colhendo na época certa, garante a continuidade dessa arte. Foi uma experiência única fazer parte de todo o processo. 
Colheita de Capim Dourado
Família da Mumbuca
Além disso, há o Maurício, que é tocador de viola, porém não é qualquer viola, ele mesmo faz com buriti. E outra tradição deles é a cantiga de roda.
Maurício e a viola de buriti
O Jalapão é um lugar encantador, com muitas coisas a serem descobertas. É mais um lugar que está na minha lista de favoritos.
Se você prefere fazer esse roteiro com uma agência, recomendo a Rota da Iguana, do Marcio, ele que nos ajudou a chegar no Jalapão e nos levou para vários lugares, é uma pessoa com um coração gigante!



Nenhum comentário:

Postar um comentário