terça-feira, 7 de janeiro de 2014

VALE DO PATY - BA

O Vale do Paty faz parte da Chapada Diamantina e é um dos meus lugares favoritos de paisagens e trilhas longas.
Mirante do Vale do Paty

Fiz essa trilha em janeiro de 2013, estava numa época de seca na região. Escolhi fazer em 4 dias. É possível fazer em quantos dias você quiser, irá depender de seu ritmo de caminhada, o quanto tempo irá querer ficar em cada ponto e quantas coisas irá conhecer.
Não é necessário ir com guia e nem pagar. A trilha é relativamente batida, porém tem algumas bifurcações, por isso é bom ir com um mapa bem desenhado ou com alguem que conhece. Tem guias disponíveis tanto em Lençóis como no Capão, se você se sentir mais seguro fazendo desse jeito. 
Escolhi fazer na seguinte ordem: Capão-Rancho-Quebra Bunda-Mirante-Cachoeirão-Funis-Escolinha-Castelo-Prefeitura-Calixto-Manuel Vitor-Capão. 

Dia 1

É melhor começar a trilha o mais cedo possível, sai do Capão em direção ao povoado do Bomba, onde tem as Cachoeiras Angelica e Purificação. A trilha já começa com uma subida longa, porém com uma visão belíssima do Vale do Capão.
Vale do Capão
Depois que acaba a subida você irá caminhar em terreno plano, com alguns córregos. Abasteça sua água no Córrego das Galinhas. Logo depois dele já é possível ver o Vale do Paty e seus morros!
Vale do Paty
Primeiro você irá passar pelo Manuel Vitor a sua esquerda, e irá chegar no Rancho, pode-se acampar lá. Tem um poço pra tomar banho.
Rancho
Decidimos continuar a trilha, subimos pelo Quebra Bunda até o Mirante do Paty (Foto do começo do post). Não dava vontade de ir embora desse mirante, aproveitamos e acampamos lá.  Do mirante é possível ver o Morro Branco do Paty, o Castelo e a Serra da Rampa.
Mirante

Dia 2

Fomos do mirante para o Cachoeirão por cima, a trilha é não é muito curta, mas é plana. A sua direita terá a Serra conhecida como Gerais do Rio Preto
Pra mim esse é um ponto que não pode faltar para quem faz o Vale do Paty. Pegamos ele bem seco, não tinha nenhuma cachoeira em seus paredões, mas mesmo assim foi o lugar que mais gostei dessa trilha. Falam que em época de chuva é possível ver até 17 cachoeiras.
Lá perto tem a Toca do Gavião, que é possível acampar de graça.
Prancha - Cachoeirão por cima
Olhando para o Vale do Cachoeirão foi possível ver um poço em forma de coração!
Poço do Coração
De lá fomos para a Cachoeira Funis, são mais de 7 cachoeiras nesse belo vale.
Funis
Descendo o rio pelas cachoeiras você irá chegar na Escolinha e na casa de alguns moradores. Acampamos de graça na escolinha, que na verdade é uma casa abandonada. Você tem a opção se hospedar nos moradores do Vale, porém eles não cobram muito barato. Eles também servem comida a preços mais caros que nas cidades (isso porque a comida é levada para lá por mulas).
Escolinha

Dia 3

Deixamos as coisas na escolinha e fomos fazer a trilha que sobe o Morro do Castelo. Lá em cima tem uma caverna que atravessa o Morro. Leve uma lanterna.
Caverna do Castelo
A visão de cima do Morro é muito encantadora, você consegue ver todo o Vale do Paty, ver a cachoeira dos Funis e a cachoeira do Calixto.
Visão de cima do Castelo
Depois pegamos as coisas na escolinha e fomos para a Prefeitura, passamos a noite lá, eles cobram para dormir, tem como comprar refeição lá e possuem uma pequena vendinha com algumas coisas essenciais.
No caminho para lá é possível ver o Morro do Castelo de um ângulo, que justifica seu nome.
Castelo
Da prefeitura é possível ir no Poço da Árvore, ótimo para tomar um banho.
Poço da Árvore

Dia 4

Saímos da prefeitura para a cachoeira do Calixto, ela estava com pouca água, mas é uma bela cachoeira para nadar.
Cachoeira do Calixto
De lá tem uma subida mais pesada e depois é só plano em direção ao Capão. Você irá passar pelo Manuel Vitor de novo, dessa vez a sua direita. E para terminar a trilha uma descida até a cachoeira Angélica no povoado Bombas.
Morro Manuel Vitor

Outras informações

Para quem quiser a trilha no GPS, me mandar um email pedindo.
Mapa bem simplificado da trilha



Nenhum comentário:

Postar um comentário