quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SÃO LUIS - MA

Tive a sorte de conhecer São Luís em sua melhor época, na Festa do Bumba-meu-Boi!
Festa do Boi em São Luís
A festa ocorre no mês inteiro de junho, com apresentações todos os dias a noite. O local principal da festa é no centro histórico. Falam que fora dessa época esse centro é um local não muito recomendado para ir.
Centro Histórico
Cheguei nos últimos dias da festa, no final de junho de 2013. Além de gostar de viajar para ver natureza, gosto muito de ver festas tradicionais com danças regionais. Consegui ver algumas apresentações de Bumba-meu-Boi, Dança da Criola e de Cacuriá, todas típicas do Maranhão. Existem vários tipos de apresentações do Bumba-meu-Boi, como o de Matraca e o de Orquestra, em ambas é contada a lenda em forma de dança. No de matraca é muito legal, pois eles distribuem matracas (2 pedaços de madeira que batem um no outro fazendo muitoooo barulho) para as pessoas que estão assistindo ajudarem na dança. É muito lindo de se ver, no final do post tem a lenda do Bumba-meu-Boi.
Dança da Criola 
Boi de matraca

No último dia de apresentação, que costuma ser num domingo, ocorre o encontro dos "Bois" no bairro João Paulo. Esse encontro parece um desfile de carnaval, todos os grupos desfilam na Avenida principal desse Bairro, começa de madrugada e vai até o fim da tarde! Tem que ter muita energia para acompanhar tudo.

Encontro de Bois
E para acompanhar a grande festa entrei no clima também!
Centro cultural
Alem do Bumba-meu-Boi, a cidade tem muito artesanato, como o que essa senhora está fazendo na foto.
Artesã
Você irá ter certeza de que está no Maranhão, quando ver as seguintes coisas: Guaraná Jesus e Farinha de Puba.
Guaraná Jesus e Farinha de Puba
E por último recomendo assistir o por do sol na orla.
Por do Sol em São Luís



Lenda do Bumba-meu-Boi
Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário